Se for invisual, clique aqui. Se for surdo, continue a ler. Obrigado.

Textos de Carlos Quevedo lidos diariamente pelo actor Vitor Emanuel na Antena Um, antes das sete da tarde.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O Senhor Comentador não percebe de economia nem de finanças

Parece que finalmente o LNEC entregou o estudo sobre o novo aeroporto de Lisboa e aconselha Alcochete. Por mim, tudo bem. Sempre achei a alternativa da OTA, como é que posso dizer isto em poucas palavras? Longe. Sim, é isso: a Ota é longe e os táxis estão caros. Eu sei que há outras cidades que têm os aeroportos longe como Paris, Londres, Tóquio… mas não temos de andar a imitar tudo o que se faz lá fora. Também admito que o Governo para querer ser rápido nas suas decisões até tenha decidido construi-lo na Ota para despachar. Isto não é bom mas não seria a primeira vez que alguém faz um aeroporto para despachar. Mas o que me surpreendeu mesmo foi que agora parece que o Ministério de Economia prefere, por questões económicas, que seja feito na Ota e o Ministério de Finanças, por questões financeiras, aconselha que o aeroporto seja em Alcochete. Para já, nunca percebi muito bem porque é que Finanças e Economia devem ter dois ministérios diferentes. A menos que seja uma representação institucional da nossa vida. Eu explico. O Ministério das Finanças é como o Multibanco e o Ministério de Economia é como o nosso cartão de crédito. Eu não conheço ninguém que se tenha suicidado por causa do Multibanco.